Contador de palavras
fevereiro 20th, 2008 by Cláudia Mello
Nós que trabalhamos com textos normalmente damos de cara com um trabalhinho meio chatinho: contar caracteres, palavras, laudas etc. Eu sei que o Word faz isso com facilidade, mas às vezes precisamos fazer a contagem em arquivos do PowerPoint, PDF, Excel etc. Sem contar que às vezes são dezenas (ou centenas) de arquivos para contar.
Para facilitar esse trabalho hercúleo, existem alguns programinhas. Uns são pagos, outros são gratuitos; uns são bons, outros nem tanto. Testei um da Tilti Systems, chamado FineCount, e achei ótimo. Sendo assim, indico a vocês. Basta clicar no link a seguir e fazer o download: http://www.tilti.com/?advid=8008&advp=2
Acabo de descobrir este blog. Muito bom. Vou acompanhar de agora em diante. Já ganhou link no meu próprio blog sobre tradução:
http://Vivendo-e-Traduzindo.blogspot.com
:-)
Como tutora de um curso em EaD trabalhei com disciplinas quantitativas orientando adultos e aposentados e pude perceber a dificuldade de trabalhar essas disciplinas. O estresse dos alunos, a dificuldade por estar a muito tempo afastado dos estudos, a falta de tempo, entre outros problemas eram claramente visÃveis nos alunos. Sendo assim, decidi expor aqui, dois planos de ação tutorial, o que foi usado durante o primeiro perÃodo e o que pretendo usar para o próximo.
Uma das disciplinas orientadas por mim foi EstatÃstica Aplicada à Administração, essa foi, com certeza, a disciplina mais estressante para os alunos e foi trabalhada da seguinte maneira: os alunos tinham orientações de quinzenalmente, inicialmente, era feita uma mesa de discussões, esperava-se que os alunos lessem o conteúdo e, nas orientações, fazÃamos abordagem dos pontos mais importantes ou dos que eles sentiam que tinham mais dificuldades e na semana que não havia orientação, fazÃamos plantão não obrigatório para aqueles que achassem necessário ou ainda continuassem com dúvidas sobre o conteúdo. O livro usado tinha quatro capÃtulos que foram separados em conteúdos para duas provas escritas, para cada prova, dois capÃtulos, conforme orientação da professora especialista.
Ao passar da segunda orientação, percebi que os alunos já não liam a apostila e se sentiam desmotivados devido ao grau de dificuldade da disciplina e à s lacunas deixadas pelo livro adotado. Uma das reclamações dos alunos é que necessitavam de “aulasâ€, pois não estavam conseguindo acompanhar o andamento da disciplina. Decidi, então, trocar a mesa de discussões por um pequeno quadro e exposições de conteúdo seguido de tempo para questionamento. O resultado foi melhoria de aprendizado e de notas, porém, ainda houve um alto Ãndice de reprovação.
Para os alunos que farão a disciplina novamente no segundo perÃodo deste ano, minha sugestão de ação tutorial é:
• Uma prova de cada capÃtulo, ou seja, quatro provas no total;
• Encontros semanais dispostos da seguinte forma: os alunos serão divididos em grupos de forma que cada grupo tenha orientação de duas horas e meia por semana. Uma semana para orientação, ou seja, exposição de conteúdos e outra semana para exercÃcios, dúvidas e/ou questionamentos;
• Após o término de cada capÃtulo, aula no laboratório para que possam “praticar†a teoria de sala.
Acredito que, disposta dessa maneira, o aproveitamento será melhor, pois os alunos terão uma carga menor por prova e mais tempo, uma vez que esse plano é para que a disciplina seja trabalhada em um perÃodo e não em meio perÃodo como feito anteriormente. Assim, estamos respeitando o tempo do aluno e suas limitações.
Parabéns á Claudia pelo blog é de extrema utilidade.
Me atendeu na hora certa.
Brigadú.